quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ensino e aprendizagem

Fui estudar Pedagogia num livro antigo do meu pai e, talvez, já bastante ultrapassado; tive que fazer algumas revisões. Para aqueles que quiserem podem acompanhar minha (re)leitura de:

ENRICONE, Délcia. SANT´ANNA, Flávia Maria. ANDRE, Lenir, Cancella. TURRA, Clódia Maria. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: PUC, EMMA, 1975.

“A educação, por ser considerada um investimento indispensável à globalidade desenvolvimentista, passou, nos últimos decênios de nosso século, a merecer maior atenção das autoridades, legisladores e educadores.”
Lê-se:
A educação, por ser considerada um desenvolvimento de sustentabilidade resistente à globalidade progressista, passou, nos últimos decênios de nosso século, a receber maior atenção das autoridades, legisladores e educadores.

“relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do País, em geral, e de cada comunidade, em particular;”
Lê-se:
relacionar o desenvolvimento do programa educacional com o desenvolvimento financeiro, profissional, informacional e tradicional do País, em geral, e de cada comunidade, em particular;

Educação é integrar-se na sociedade respeitando o outro.
A única coisa que nos diferencia é o que todos temos em comum, os anos, ou melhor, a experiência.
O que aprender para educar-se? – “Pensar certo” (Paulo Freire).
“uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento,de tal modo que se favoreça ao máximo o processo de ensino-aprendizagem”
“propiciar o estabelecimento de um clima estimulante para o desenvolvimento das tarefas educativas;”
Lê-se:
Estimulante ao terceiro milênio: contra sexo&drogas, o amor (interesse por aquilo que se faz) e treino da criatividade (“vícios bons e saudáveis”).

“os melhores meios de cultivar o desenvolvimento da ação escolar, envolvendo, sempre, todos os elementos participantes do processo”
Lê-se:
o melhor meio para cultivar o desenvolvimento é o envolvimento, sempre, de todos os participantes do processo.

“A dinamização e integração da escola como célula viva da sociedade, que palmilha determinados caminhos conforme a linha filosófica adotada, é o pressuposto inerente a sua estruturação.”
Lê-se:
A dinamização e integração da escola como uma molécula viva da sociedade, que palmilha determinados caminhos conforme a filosofia reinante, linha-mestra de pensamento, ou mesmo, ideologia dominante (ligada à tradição e cultura daS escolaS – seja possível EDUCAR no que se desejar, mas que o pressuposto seja inerente a sua estruturação).

“Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos”
Lê-se:
A direção aponta o caminho. Podem haver vários caminhos, mas o caminho é a única coisa que existe de fato.

“- racionalizar as atividades educativas”
Lê-se:
Ter razão até mesmo para transgredir a ética. Sem a razão não há o irracional.

“- conduzir os alunos ao alcance dos objetivos;”
Lê-se:
Acompanhar desde a origem as transformações é a única possibilidade de perceber a mudança, de criar o novo, de mudar, de se criar.

“O planejamento educacional é o mais amplo, geral e abrangente. Prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema educacional. Determina as diretrizes da política nacional de educação.”
Lê-se:
O planejamento educacional é o mais amplo, geral e abrangente. Prevê a estruturação de uma sociedade, pois compõe uma nação através de diretrizes políticas. “Permite a inter-relação entre a escola e a comunidade”, compondo um espaço vivo.

“Identificar o comportamento final, isto é, o comportamento que será aceito como prova de que o estudante alcançou o objetivo.”
Lê-se:
Identificar a satisfação coletiva do grupo, isto é, a satisfação que será aceita como prova de que o estudante alcançou o objetivo do ensino.

“Um objetivo bem definido é aquele que comunica claramente ao aluno a intenção educativa do professor.”
Lê-se:
Um objetivo bem definido é aquele que comunica claramente ao aluno a ação educativa do professor.

“aprender já não significa acumulação de dados, mas sim representa a adaptação satisfatória do aluno às situações, através das mudanças de comportamento”.
Lê-se:
aprender já não significa acumulação de dados, mas sim representa a relação satisfatória do aluno às situações, através das transformações de atitude

Uma pessoa sem cultura, além de ser excluída socialmente, é tida como sem educação. Já uma pessoa educada, desenvolve facilmente uma cultura.

“...evitando a improvisação tão prejudicial à atividade escolar.”
Critica-se:
Improvisar não é apenas o caótico, mas significa também estar preparado e atento para o acaso.

“O que confere valor a qualquer atividade é a consideração de como, quando e onde é mais apropriada e eficaz.”
(fecha-se os olhos e) Lê-se:
O que confere valor a qualquer atividade é o interesse (amor) por aquilo que se faz.

“Entendemos como feedback o processo organizado, pelo qual se faz retroagirem os efeitos (resultados) de um sistema em desenvolvimento sobre as causas (fontes de estimulação), com o propósito básico de assegurar o alcance dos objetivos.”
Lê-se:
Retroação, multiplicação e mudança: trans-educacional.
"É importante, também, considerar o nível evolutivo do aluno, os interesses e necessidades da comunidade."
Lê-se:
O aluno deve desenvolver a capacidade de se auto-avaliar e integrar-se, seja qual for sua fase de desenvolvimento.
O razão evolui ainda mais o ser que melhor está adaptado às condições globais. (A gripe suína ou os homens? - Nós! Somos capazes de evoluir mais do que o vírus. Ou então, já imaginaram se o vírus pensasse?)

"O professor, ao planejar o trabalho, deve estar familiarizado com o que pode pôr em prática, de maneira que possa selecionar o que é melhor, adaptando tudo isto às necessidades e interesses de seus alunos."
Lê-se:
A gente só aprende quando fica ensinado.
Só somos capazes de ensinar aquilo que aprendemos.
Portanto, aprender é, realmente, tornar-se capaz de ensinar.
Assim explica-se o professor ''professar'' o entendimento que ficará em nós .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai me seguir?