quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ensino e aprendizagem

Fui estudar Pedagogia num livro antigo do meu pai e, talvez, já bastante ultrapassado; tive que fazer algumas revisões. Para aqueles que quiserem podem acompanhar minha (re)leitura de:

ENRICONE, Délcia. SANT´ANNA, Flávia Maria. ANDRE, Lenir, Cancella. TURRA, Clódia Maria. Planejamento de ensino e avaliação. Porto Alegre: PUC, EMMA, 1975.

“A educação, por ser considerada um investimento indispensável à globalidade desenvolvimentista, passou, nos últimos decênios de nosso século, a merecer maior atenção das autoridades, legisladores e educadores.”
Lê-se:
A educação, por ser considerada um desenvolvimento de sustentabilidade resistente à globalidade progressista, passou, nos últimos decênios de nosso século, a receber maior atenção das autoridades, legisladores e educadores.

“relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do País, em geral, e de cada comunidade, em particular;”
Lê-se:
relacionar o desenvolvimento do programa educacional com o desenvolvimento financeiro, profissional, informacional e tradicional do País, em geral, e de cada comunidade, em particular;

Educação é integrar-se na sociedade respeitando o outro.
A única coisa que nos diferencia é o que todos temos em comum, os anos, ou melhor, a experiência.
O que aprender para educar-se? – “Pensar certo” (Paulo Freire).
“uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento,de tal modo que se favoreça ao máximo o processo de ensino-aprendizagem”
“propiciar o estabelecimento de um clima estimulante para o desenvolvimento das tarefas educativas;”
Lê-se:
Estimulante ao terceiro milênio: contra sexo&drogas, o amor (interesse por aquilo que se faz) e treino da criatividade (“vícios bons e saudáveis”).

“os melhores meios de cultivar o desenvolvimento da ação escolar, envolvendo, sempre, todos os elementos participantes do processo”
Lê-se:
o melhor meio para cultivar o desenvolvimento é o envolvimento, sempre, de todos os participantes do processo.

“A dinamização e integração da escola como célula viva da sociedade, que palmilha determinados caminhos conforme a linha filosófica adotada, é o pressuposto inerente a sua estruturação.”
Lê-se:
A dinamização e integração da escola como uma molécula viva da sociedade, que palmilha determinados caminhos conforme a filosofia reinante, linha-mestra de pensamento, ou mesmo, ideologia dominante (ligada à tradição e cultura daS escolaS – seja possível EDUCAR no que se desejar, mas que o pressuposto seja inerente a sua estruturação).

“Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos”
Lê-se:
A direção aponta o caminho. Podem haver vários caminhos, mas o caminho é a única coisa que existe de fato.

“- racionalizar as atividades educativas”
Lê-se:
Ter razão até mesmo para transgredir a ética. Sem a razão não há o irracional.

“- conduzir os alunos ao alcance dos objetivos;”
Lê-se:
Acompanhar desde a origem as transformações é a única possibilidade de perceber a mudança, de criar o novo, de mudar, de se criar.

“O planejamento educacional é o mais amplo, geral e abrangente. Prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema educacional. Determina as diretrizes da política nacional de educação.”
Lê-se:
O planejamento educacional é o mais amplo, geral e abrangente. Prevê a estruturação de uma sociedade, pois compõe uma nação através de diretrizes políticas. “Permite a inter-relação entre a escola e a comunidade”, compondo um espaço vivo.

“Identificar o comportamento final, isto é, o comportamento que será aceito como prova de que o estudante alcançou o objetivo.”
Lê-se:
Identificar a satisfação coletiva do grupo, isto é, a satisfação que será aceita como prova de que o estudante alcançou o objetivo do ensino.

“Um objetivo bem definido é aquele que comunica claramente ao aluno a intenção educativa do professor.”
Lê-se:
Um objetivo bem definido é aquele que comunica claramente ao aluno a ação educativa do professor.

“aprender já não significa acumulação de dados, mas sim representa a adaptação satisfatória do aluno às situações, através das mudanças de comportamento”.
Lê-se:
aprender já não significa acumulação de dados, mas sim representa a relação satisfatória do aluno às situações, através das transformações de atitude

Uma pessoa sem cultura, além de ser excluída socialmente, é tida como sem educação. Já uma pessoa educada, desenvolve facilmente uma cultura.

“...evitando a improvisação tão prejudicial à atividade escolar.”
Critica-se:
Improvisar não é apenas o caótico, mas significa também estar preparado e atento para o acaso.

“O que confere valor a qualquer atividade é a consideração de como, quando e onde é mais apropriada e eficaz.”
(fecha-se os olhos e) Lê-se:
O que confere valor a qualquer atividade é o interesse (amor) por aquilo que se faz.

“Entendemos como feedback o processo organizado, pelo qual se faz retroagirem os efeitos (resultados) de um sistema em desenvolvimento sobre as causas (fontes de estimulação), com o propósito básico de assegurar o alcance dos objetivos.”
Lê-se:
Retroação, multiplicação e mudança: trans-educacional.
"É importante, também, considerar o nível evolutivo do aluno, os interesses e necessidades da comunidade."
Lê-se:
O aluno deve desenvolver a capacidade de se auto-avaliar e integrar-se, seja qual for sua fase de desenvolvimento.
O razão evolui ainda mais o ser que melhor está adaptado às condições globais. (A gripe suína ou os homens? - Nós! Somos capazes de evoluir mais do que o vírus. Ou então, já imaginaram se o vírus pensasse?)

"O professor, ao planejar o trabalho, deve estar familiarizado com o que pode pôr em prática, de maneira que possa selecionar o que é melhor, adaptando tudo isto às necessidades e interesses de seus alunos."
Lê-se:
A gente só aprende quando fica ensinado.
Só somos capazes de ensinar aquilo que aprendemos.
Portanto, aprender é, realmente, tornar-se capaz de ensinar.
Assim explica-se o professor ''professar'' o entendimento que ficará em nós .

quinta-feira, 9 de julho de 2009

MORSE

Tdo q 1 prostituta precisa fazer bem é se oferecer. A GRANDE oferta (profissional) é a PROSTITUIÇÃO do Mercado ...d produtos prostituídos ou piratas.

Burguês nasce explorando p/ ñ ser explorado.Ñ faz nem vê AMIGOS. Intolerância e corrupção degenera gerações. CICLO VICIOSO "NATURALIZADO".

Salvo a Pecuária e Agricultura! P/ o globo (e conspiram, universo): dinheiro e sexo, comida e cultura.

Funk descensura indústria pornô, viciando na repetição MASSAnte.RAP perde público.No pensamento antes sexo e namoro.AMIZADE perdeu valor.

A Elite mórbida q domina financeiramte o(s) pó(s) controla vidas e curas. Quebre as correntes q puder! A força tem q partir de vc (e a q domina erva(s) e carne(s), controla terras e moradias)

Oro pela sua reabilitação.Os donos da luz ñ vão t dar uma estrutura física.Nem vão satisfazer SEUS interesses corpo-rativos.

'Jesus:"Eu quero,fica limpo".Num instante ficou limpo da lepra(Mt 8,3)'. Luta contra Uso e Tráfico de Drogas. -Mórbida(o)s! (celebração do dia 26/06)

A perversão q nos faz esquecer como foi e quem éramos.Chega 1 ponto q ñ volta atrás mais. Ñ se condene em nome da lei dos palhaços.

Jovens ñ respeitam nem aprendem na imitação. Sem amigos aumenta intolerância e autoritarismo.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Polícias, Piratas e Prostitutas

“Sem a lei estava morto o pecado”."Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei" (Rm 7:7-8).


Não tenho novidades,... por isso escrevo... o que tenho para contar, os demônios quase me atrasam, mas, quando vi, eles sumiram... foi legal (leio e indico: ‘A loucura e as épocas’, de Isaias Pessotti - se a gente acreditasse mais na TEORIA, não teríamos criado tantas teorias... A loucura poderia não ser uma doença, talvez nem existisse doenças; a gente não poria a tal da culpa nos demônios e influências, etc.). Mas até que com o Satanás, o Mundo se torna mais fácil de resolver... Já que é ele que domina tudo ... é só se controlar para não ser você o dominante... hiauhiauhiauhiau... (Sai nazismo! Sai ditadura! Fora absolutos! Abaixo a toda classe de totalitarismos e totalistas!!!)
Se vivermos para morrer, a vida não tem sentido e é uma grande loucura... A vida é justamente colocarmos sentidos para aquilo que criamos, confiando e a-creditando: fé... Ué, mas isso não exige domínio e poder? - Não, não somos nós que controlamos. A boca, o nariz, os olhos, os ouvidos, o corpo todo precisa estar bem regulado para isso, isto é, para ter controle. Sob regime? Doutrinado? Treinado? - Não! Apenas regulado naturalmente. Daí a lei do desejo... (corporização? não!)... ser sem regras, não há jogo: lei da oferta e da procura. ORGANIZAÇÃO. O organismo vivo organiza a vida; ordena a vida. O grande poder da vida é refletir sua ORIGEM e sua FONTE.

BEBA NA FONTE NATURAL

Aprendi uma coisa numa oficina de dramaturgia esses dias: A prostituta é a profissional da OFERTA, e não a do sexo como nos falam. "Não importa se foi bom ou se foi ruim", tem que pagar - e para isso ela precisa COBRAR pelo seu trabalho, no entanto, o que ela precisa realmente SABER para fazer o que faz, o que ela precisa realmente se profissionalizar, é a "arte" de oferecer, tem que saber se oferecer: preparar-se bem , ser bem "limpinha", se maquiar atrativamente, se vestir bem, etc. Assim, para se dar bem no mercado, o seu treino diário, a sua aptidão é oferecer-se por inteira.

A PRÁTICA DE OFERECER-SE FÁCIL DEMAIS AUMENTA A PROSTITUIÇÃO E QUANTO MAIOR ESSA PROCURA, MAIOR É A PERDIÇÃO.

Daí concluí: A lei da oferta e da procura é talvez o meretrício mais antigo que já se ouviu falar e no mercado do mundo capitalista, individualista, à oferta dá-se o nome correto de prostituição. Isso pode ser lido da seguinte forma: Os produtos vestem-se bem com duas fantasias, mercadorias-prostituídas (que se oferecem de forma oficial, portanto vantajosamente e apelativamente) e pirateadas (que se oferecem também, de forma subordinada e contrabandeada); ambas produzidas e comercializadas pelo mesmo ser humano, com a mesma nota e com o mesmo berro de "Quem dá mais?!". Não se esqueça, portanto, que ‘o que VALE é a intenção’. Há, então, a oferta que pode ser considerada sagrada ou "substituta". Trata-se das mercadorias de reposição, pois fazem parte ou substituem aquilo mesmo que nós somos, se integram ou se entregam totalmente à devoção ou à devoração... Não obstande serem vendidas também: a comida por exemplo,... o alimento, mais especificamente, e não a comida, o que nos acrescenta, pois todo o resto faz parte dos interesses CORPO-rativos das empresas, indústrias e instituições que dominam o campo dos royalties e dos negócios burgueses que traficam, corrompem e contrabandiam seus escravos e também seus ajudantes alienados (isso deve incluir, não só os nossos lares, mas a mim e a você também). É comum vermos esse "tipo" de mercadoria como algo sagrado, que se oferece aos olhos contemplativos e que destacamos de todo o resto (nós mesmos).

PROSTITUIR NÃO É APENAS COMERCIALIZAR O SEXO, MAS OFERECER-SE AOS DESEJOS.


Infelizmente a luz de Bilderberg, a elite colonizada pelo desenvolvimento, explora mais e mais a vida dos que estão "bombados", dominados, escravizados e são manipulados financeiramente, por isso, são mórbidos. Se possível fosse, não trabalharíamos para essa gente desnaturada (ou sem planeta), nem sequer iríamos ajudar, por vontade própria, a apoiar o caixão da morte física (e também financeira, econômica, política, social...), acomodando-se com suas idéias viciadas no prazer que proporcionam as mercadorias baratas (e nunca de GRAÇA. Caro mesmo, é de graça).

ORKUTs, MSNs, CELULARES E MÁQUINAS QUE NOS FAZEM CADA VEZ MAIS TER O QUE OFERECER. PARA QUEM?

Livre dos VÍCIOS, quebrando as amarras que pudermos para desfazer as correntes do julgamento, das prisões injustas, e também - e talvez o mais difícil deles todos -, com muita união e amizade: é possível não EXPLORAR a vida. Não estar viciado em ninguém, enfim. Porque se nascemos burgueses, pensando que a sociedade só quer sugar nossos bens e benefícios, nos defendemos, repudiando e explorando para não sermos explorados, já não sabemos em quem confiar, nem o que é mesmo fazer amigos. Cresce a INTOLERÂNCIA, o que faz aumentar a VIOLÊNCIA. É o que causa guerras ou mesmo o que te faz desejar usar muitas drogas. Não! Queira continuar com todos... Principalmente, porque esses "produtinhos" podem ser bons, podem dar prazer e às vezes até curar, mas amigos não são escravos nem trabalham para proprietários de amigos! Não existem donos de vidas. E é muita força que se precisa ter para controlar esse vício. Droga, o nomos* (*lei) já diz, é uma droga. Não dependa, nem estimule ninguém. Não se zangue com quem lhe propõe uma solução provisória, zangue-se com aquele que acredita que tem a solução definitiva... Camisinha evita doença, mas também não gera filhos... (desnaturados!!! Isso é aborto! Assassinos...). Estamos falando do que é sujo, a sujeira é o que vai ficando e não o que vai para o lixo. Portanto, o acúmulo corroe o mundo.

DESAPEGO.

"A psicanálise matou o Deus" (Flávio de Carvalho). Vamos encontrar um jeito de se livrar do sexo e restituir o nosso santo amor(!!!amém!!!). Libertar da opinião, da poluição... porque sabemos o que se sente quando o assunto é transparente, quando a flor é verdadeira... VIVA À NATURA!!!
Deixei um assunto pra trás. Ah, sim, a comida. Algo inexplicável, mas compreensível. IMAGEM (imagus = ilusão): não acredite para sempre. As ilusões não são perenes. Virgem Maria só é santa porque é toda feita por comida... Acho que vi isso foi na lata de azeite...

"FICAR" COM A MARCA DA PROSTITUIÇÃO QUE VEM COM O PRÓPRIO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA MUNDIAL.

O mundo se oferece levianamente com toda espécie de prazeres. O desejo material segue a lei irrefreada e incontrolada da carne que se oferece ao mesmo tempo que se consome. Um mundo regido pela lei do desejo, da oferta e da procura, que faz apelo à prostituição, ao roubo e à forma fácil, mecânica, imperceptível e automática. Enquanto a serpente engole a própria cauda, o profeta João, em Apocalipse, e o profeta Oséias já prescreviam a Cidade como grande prostituta, pois ela mesma se oferece para satisfação dos desejos da carne: ["E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas." Apocalipse 17:15 ].
Felizmente, houve UM ÚNICO e SINGULAR que de GRAÇA se deu, não por uma causa ou um propósito, mas por toda a humanidade, e milhões e milhões já seguem o Seu Caminho Santo, do desapego e da Vida que dá Luz Verdadeira e que dura PARA SEMPRE. Ele também nos dá vida e força para se libertarmos dos próprios vícios e desejos que se multiplicam no mundo, que por corruptível, se correoe, se consome.


"Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. (Jeremias 31:3)"


A PAZ NA TERRA

Você vai me seguir?