segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

CRIANçAS EM POÇAS

Final da tarde após a chuva; vê-se poças d´água no chão.

Menino mais novo (1): Esse é o maior de todos os lagos.
Menina: Olha... esse é o menor porque é o mais perigoso.
Menino 1: E por que é o mais perigoso?
Menina: Porque é o que tem mais piranhas.
Menino 1: Credo.
Menino mais velho (2) (chega correndo com um galho de árvore na mão): Eu vou acabar com as piranhas! (bate na água espirrando água nos outros).
Menino 1: Pára! Pára! Tá espirrando piranha em todo mundo!
Menino 2: Não é piranha.
Menino 1: É mas tá sujando a gente.
Menino 2: Água não suja, água lava
Menina (para menino 1): Você sabe como se faz água seca?
Menino 1 (muito invocado): Água é sempre molhada e essa tá cheio de piranha.
Menina: Meu pai disse que piranha é uma mulher suja e suada.
Menino 2: Olha, eu achei (levanta uma nota de dinheiro do chão).
Menino 1: Dinheiro...
A menina fica com o olhar submerso numa flor que acabara de encontrar numa poça adiante.
Menino 2: Agora a gente vai poder comprar um barco pra navegar.
Menino 1: Eu já tenho um.
Menino 2: Onde está?
Menino 1: Meu pai guardou.
Menino 2: Você e seu pai são dois mentirosos.
Menino 1 (tenta impressionar): Eu tenho oitocentos milhões, novecentos trilhões, seicentos e sessenta e cinco mil, quatrocentos e quarenta e nove coisas.
Menino 2 (fica em silêncio).
Menino 1 (insiste): Eu tenho oitocentos milhões, novecentos trilhões, seicentos e sessenta e cinco mil, quatrocentos e quarenta e nove coisas!
Menino 2 (fica em silêncio novamente).
Menina: Olha... (os meninos correm para o seu lado) A flor está navegando...
Menino 1: ...ela vai chegar do outro lado...
Menina: ...aonde tem um porto (ela corre até o lado do porto). Esse é o lago da flor, (indo até as outras poça) esse o lago de barro, esse o lago azul, esse é o lago da morte, esse é o lago da lua, esse...
Menino 2: Olha! Eu fiz um barquinho (mostra o barquinho feito com a nota de dinheiro)
Os outros ficam ao seu redor e ele põe o barquinho na água. Admiram.
Menina (vai até o outro lado da poça): Aqui é a linha de chegada (simboliza com algo).
Os meninos agitam a água impulsionando o barquinho para linha de chegada. O barquinho afunda.
Menino 1: Afundou.
Menino 2: O importante é que chegue.
Menina: O importante é que chegue.
Menino 2 (empurra o barquinho com o galho até a linha chegada): Chegou! Chegou! (começa a espirrar muita água na menina).
A menina se protege com as mãos, mas não sai do lugar, resiste passivamente. Até que ela entra na poça e começa a pular atirando água no menino 2 que se afasta.
Menino 1: Olha... ela é uma piranha suja e suada.
Menina: Não sou não (corre para a poça com a flor)
Menino 1: Meu pai disse que é.
Menina: No meu lago não tem piranhas. Só tem flor (embala a flor com a mão).
Entra um senhor de idade com uma roupa sombria e, de costas, faz xixi numa poça.
Menino 1: Rá, rá, rá... Ele tá fazendo xixi. Rá, rá, rá... Ele tá fazendo xixi.
O senhor imediatamente fecha o zíper e sai às pressas. O menino 2 vai até a poça de xixi e ameaça colocar a ponta de seu galho no mijo.
Menino 1: (observando, dramatiza) Você vai pagar por isto.
O menino 2 enfia o galho na poça e ao mesmo tempo cai um relâmpago.
Menino 2: Vai chover! (vai embora correndo).
Menino 1: Vai chover! (sai logo atrás de 2).
Ouve-se um bravo trovão tardio.
Menina: (sozinha, ela grita).
Silêncio.
Cai um relâmpago com trovão.
Menina: (grita).
Silêncio. Ela olha para o céu e, derrepente, surge um sol.
Voz em off de mulher: - Você está aqui menina! Eu já te procurei em tudo quanto é lugar. Vai já pra casa antes que eu vá te pegar pela orelha!
A menina sai correndo e escuta-se o diálogo:
Menina: Eu estou molhada!
Mulher: Você está toda suja.
Menina: Você sabe como é que se faz água seca?
Mulher: Água seca! Onde já se viu?!
Menina: Você precisa por ela no sol...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai me seguir?